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Informações


Para se inscrever no {nome_evento} você deve realizar um cadastro (clique aqui para Cadastro). Guarde seu login e senha e fique de olho em seu e-mail, pois será através do e-mail informado em seu cadastro que entraremos em contato com você. Durante seu cadastro você deverá informar sua categoria de inscrição, os valores por categoria são:

Categoria {prazo}
{categoria} {valor}
Observação: a categoria estudante (graduação ou pós-graduação) pode continuar válida após até um ano de conclusão do curso. Para isso, basta enviar o comprovante da última matrícula ou diploma com data para conferência pela comissão organizadora.

Em seguida será solicitado que você escolha se quer fazer algum dos minicursos oferecidos. O valor de cada minicurso varia de acordo com carga horária ou necessidade de material específico. Os valores estarão informados, escolha algum minicurso, ou se não desejar fazer nenhum, deixe as alternativas em branco.

Ao final será informado o valor total de sua inscrição + minicurso escolhido. Você pode realizar o pagamento através do PIX ou cartão de crédito.


ATENÇÃO: Após realizar seu pagamento, utilizando cartão de crédito ou PIX, você deverá receber um e-mail de confirmação em até 3 dias úteis. A conferência bancária é feita manualmente pela equipe organizadora do SABMar, por isso seu e-mail de confirmação pode demorar um pouco, fique de olho em seu e-mail.

Meia-inscrição ID Jovem

O {nome_evento} aderiu ao programa ID Jovem que garante o direito de brasileiros, hipossuficientes, entre 15 e 29 anos, de pagarem 50% do valor em atividades artísticas e culturais (Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013).

Se você já é beneficiário do ID Jovem entre em contato conosco através do e-mail financeiro@sabmar.com.br para garantir sua inscrição pela metade do valor. Você deverá enviar junto no e-mail a imagem do QRCode de sua carteirinha digital ou o código de letras e números que aparece abaixo do QRCode de sua carteirinha.

Para saber mais sobre o programa ID Jovem acesse: https://www.gov.br/mdh/pt-br/idjovem

Descontos para grupos (mais de 20 pessoas)

Entre em contato conosco através do e-mail financeiro@sabmar.com.br informando quantas pessoas participarão do grupo/excursão e quem será o responsável pelo grupo, geraremos um valor com desconto especial de 5% no valor total para o grupo todo.

O responsável pelo grupo deverá arrecadar o valor da inscrição de todos os participantes e realizar um pagamento único.

Todos participantes deverão realizar cadastro normalmente no site, porém sem efetuar o pagamento.

Após o envio por e-mail da lista com os nomes dos participantes todos terão suas inscrições confirmadas.

Atenção: o desconto será válido somente para o valor da inscrição, não será válido para minicursos.

Perguntas importantes

Posso me inscrever na hora (durante o evento)?

Sim, aqueles que se inscreverem na hora pagarão o valor do último prazo de sua categoria. Se for estudante do curso de biologia marinha (UFRGS/UERGS), ou estudante de graduação ou pós-graduação, não esqueça de levar impresso ou na versão digital seu comprovante de matrícula. O recebimento do kit do evento para inscrições tardias está sujeito à disponibilidade.

Posso me inscrever somente para um minicurso?

As inscrições nos minicursos são preferenciais para os inscritos no evento, poderão ser permitidas inscrições somente para minicursos se sobrarem vagas. Caso queira se inscrever em 2 minicursos de 8h, entre em contato conosco através do e-mail financeiro@sabmar.com.br.

Ainda não decidi qual minicurso quero fazer, posso pagar só a inscrição para garantir o primeiro preço e pagar o minicurso depois?

Sim, se você quiser decidir sobre o minicurso posteriormente, realize sua inscrição normalmente, sem escolher nenhum minicurso. Para se inscrever posteriormente em algum minicurso entre em contato conosco através do e-mail financeiro@sabmar.com.br. Atenção, sua vaga no minicurso só estará garantida após pagamento do valor do minicurso, não podemos reservar vagas. Se você decidir sobre seu minicurso muito em cima da hora talvez não consiga vaga.

Já paguei minha inscrição, porque ainda não recebi e-mail de confirmação da inscrição?

A demora na confirmação de sua inscrição pode ocorrer por diversos motivos:

  • Primeiramente confira sua caixa de spam, seu e-mail de confirmação pode ter ido para lá;
  • A conferência do pagamento é feita manualmente nos nossos registros bancários, isso pode levar algum tempo;
  • Se já passaram mais de 5 dias úteis e você ainda não obteve sua confirmação entre em contato conosco através do e-mail financeiro@sabmar.com.br.

Desistência e Reembolso


Em caso de desistência pelo congressista, a Comissão Organizadora reembolsará, até o dia do evento, parte do valor pago, conforme as datas e proporções a seguir:

  • Cancelamento da inscrição até o dia 15/09/2024: reembolso de 70%;
  • Cancelamento de 16/09 à 16/10 reembolso de 50%; após essa data não teremos ressarcimento.
  • Em caso de desistência, o pedido de reembolso deverá ser encaminhado via e-mail para financeiro@sabmar.com.br.

Em caso de não comparecimento no evento sem justificativa prévia, o valor da inscrição não será devolvido.

Regras válidas para inscrições e participações de minicursos.

Em virtude do impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, as regras de reembolso para as inscrições realizadas antes de junho/2024 foram flexibilizadas. Se você foi impactado(a) e não deseja mais participar do evento, entre em contato.


Atenção!

Após a inscrição, será enviado um email de confirmação, caso haja demora no recebimento, verifique se o mesmo não se encontra em sua caixa de SPAM.

Inscreva-se aqui

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Resumos


Submissão

A submissão de resumos está condicionada a inscrição prévia no {nome_evento} de pelo menos um dos autores do trabalho (painéis) e do primeiro autor (apresentações orais), sendo aceito no máximo dois trabalhos por inscrição. A avaliação dos resumos será feita por profissionais da área, vinculados à Comissão Científica do evento.

Os participantes podem optar por apresentação oral ou pôster no momento do envio do resumo, mas cabe ressaltar que a decisão final fica a critério da comissão técnico-científica. Assim, os trabalhos podem ser realocados de acordo com qualidade, ineditismo e disponibilidade de vagas para apresentações orais.

Observações

A submissão de resumos deverá ser feita exclusivamente pelo e-mail: sabmarresumos@gmail.com

No título do e-mail deverá estar escrito "Resumo – Apresentação Oral" ou "Resumo – Apresentação Painel".


Data limite de submissão de resumos: 25 de setembro de 2024


Conteúdo

O resumo deve conter uma breve introdução sobre o assunto, descrição dos métodos utilizados, síntese dos resultados e uma breve discussão. Os textos não devem conter citações, a menos que necessário no contexto do trabalho.

Não serão aceitos resumos que não apresentem resultados.

Formatação

O resumo deve ser submetido em uma única página, em um parágrafo único, conforme o exemplo em anexo, com as seguintes normas: ter até 1900 caracteres (sem espaços), escrito em fonte Times New Roman, tamanho 9,5 pt, espaçamento simples. Título em caixa baixa, com exceção da letra inicial no começo da frase, nomes próprios e nomes científicos, que devem ser destacados em itálico. Autores devem ser listados conforme o anexo, com o sobrenome seguido das primeiras letras dos demais nomes, quando houver mais de um autor deverão ser separados por vírgula, sendo o último autor, definido após o símbolo “&”. Favor listar as filiações com números sequenciais. Um autor para contato deve ser sinalizado com asterisco (*), e com o e-mail destacado após as filiações. Quatro palavras-chaves deverão ser escolhidas e adicionadas ao final do resumo.

Vide exemplo para demais dúvidas (Exemplo de Resumo).

Resumos que estejam fora desta formatação serão automaticamente rejeitados.

Só serão aceitos resumos no formato .doc ou .docx.
Formatos como .pdf não serão aceitos.

Apresentações Orais e de Painéis

Apresentação Oral

As apresentações terão tempo de 10 minutos, seguidos de 5 minutos para perguntas do público. Incluir capa com título e lista de autores (iguais aos do resumo), seguido de uma breve introdução, materiais e métodos, resultados, discussão e conclusão (se cabível). Equipamento audiovisual de datashow, microfone e computador (notebook) estarão disponíveis. Favor testar as apresentações antes do início da atividade.

Painel

Medida: 90 cm (largura) x 120 cm (altura). Painel com dimensões fora do padrão definido poderão não ser fixados. O painel deverá conter os seguintes itens:

  • Título do trabalho (igual ao do resumo apresentado);
  • Nome do(s) autor(es);
  • Nome da(s) Instituição(ões) a qual o(s) autor(es) é(são) vinculado(s);
  • Introdução;
  • Material e métodos;
  • Resultados e discussão (juntos ou separados);
  • Conclusões (facultativo);
  • Referências Bibliográficas (facultativo);
  • Agência financiadora (facultativo);
  • Agradecimentos (facultativo).

Observações

  • A organização do SABMar não se responsabilizará por painéis não retirados nas datas e horários divulgados.
  • A permanência de, pelo menos, um dos autores durante a sessão de painéis é indispensável para a retirada do certificado de apresentação do trabalho.
  • A fixação e a retirada do painel deverão obedecer às datas e aos horários divulgados durante o evento.
  • Os autores serão notificados da aceitação do resumo via e-mail até 17 de outubro de 2024, com a respectiva categoria de apresentação.

Prêmio Prof. Irajá Damiani Pinto

Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Irajá Damiani Pinto (1919 – 2014), foi pioneiro na pesquisa em Geociências no Brasil, fundando o curso de Geologia da UFRGS, primeiro curso da área no país. Participou também da fundação do Programa de Pós-graduação em Geociências, da mesma Universidade. Fundou o Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR/UFRGS), pelo qual tinha especial carinho, exercendo a direção do mesmo por 11 anos. O CECLIMAR é o local original do curso de Biologia Marinha, onde nasceu o SABMar. Pela importância desse estimado professor, nomeamos Prêmio Prof. Dr. Irajá Damiani Pinto o reconhecimento científico dado aos trabalhos em destaque apresentados por alunos de graduação no VIII SABMar.

Prêmio Profa. Norma Luiza Würdig

Mestra e doutora em Geociências pela UFRGS, a Profa. Norma Luiza Würdig, desenvolveu pesquisas pioneiras sobre a fauna de invertebrados em ambientes límnicos e costeiros, se tornando referência mundial no tema, em especial no estudo de ostracodes. Como Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desenvolveu diversos projetos e formou dezenas de pesquisadores. Foi diretora do CECLIMAR e fundadora do curso de Biologia Marinha da UFRGS, razão pela qual foi homenageada no SABMar na edição de comemoração dos 10 anos do curso, em 2016. Pela contribuição ímpar e pelo pioneirismo nas Ciências do Mar, e pelo carinho que os alunos e egressos do curso de Biologia Marinha nutrem pela professora, nomeamos Prêmio Profa. Norma Luiza Würdig o reconhecimento científico dado aos trabalhos em destaque apresentados por alunos de pós-graduação no VIII SABMar.


Os trabalhos serão avaliados por pesquisadores da área, os quais levarão em conta o resumo e a apresentação do trabalho. Além do certificado de reconhecimento científico, os destaques receberão um brinde do evento. Serão consideradas as seguintes categorias:


Prêmio Prof. Irajá Damiani Pinto

  • 1º lugar apresentação oral (graduação)
  • 2º lugar apresentação oral (graduação)
  • 1º lugar painel (graduação)
  • 2º lugar painel (graduação)


Prêmio Profa. Norma Luiza Würdig

  • 1º lugar apresentação oral (pós-graduação)
  • 2º lugar apresentação oral (pós-graduação)
  • 1º lugar painel (pós-graduação)
  • 2º lugar painel (pós-graduação)

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Sobre o SABMAR


SABMAR À VISTA!

O Simpósio Acadêmico de Biologia Marinha (SABMar) é um evento bienal organizado por alunos e ex-alunos do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfases em Biologia Marinha e Costeira e Gestão Ambiental Marinha e Costeira, curso realizado em convênio entre as universidades federal e estadual do Rio Grande do Sul (UFRGS/UERGS).

O evento é de âmbito nacional (segundo os critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES), tendo sido apreciado por estudantes e profissionais das mais variadas regiões do país. Neste ano, a oitava edição do SABMar será realizada entre os dias 9 a 14 de novembro, trazendo como tema central: "Ecologia e conservação marinha e costeira".

Realizado desde 2008 nos municípios de Tramandaí, Imbé, Torres e Osório, no litoral norte do Rio Grande do Sul, as sete edições anteriores do Simpósio reuniram mais de 900 participantes e mais de 90 palestrantes.

O evento apresenta uma temática ampla, com ênfase na ciência aplicada, abordando os mais diversos temas dentro das Ciências do Mar, como genética da conservação, efeitos das mudanças climáticas em estoques pesqueiros, telemetria de vertebrados marinhos, ecologia de parasitos, entre outros.

Assim, a interdisciplinaridade abordada em todas as edições do SABMar é essencial para que os estudantes de biologia, oceanografia, gestão ambiental, gerenciamento costeiro e demais áreas relacionadas desenvolvam uma visão ampla sobre a estrutura e conservação dos ambientes marinhos e costeiros, bem como tenham acesso aos rumos atuais das ciências marinhas no país.

A pressão antrópica nos ambientes marinhos e costeiros tem aumentado nos últimos anos. A expansão da indústria de petróleo e gás, a perda dos estoques pesqueiros, assim como a ocupação desordenada da costa são alguns exemplos dos impactos gerados pelo ser humano nestes ambientes.

A região litorânea do Rio Grande do Sul abriga uma alta diversidade biológica distribuída pelos frágeis habitats que compõem a região. Contudo, eventos científicos voltados diretamente para esta região são escassos no Estado. O SABMar é o único simpósio gaúcho voltado à divulgação do conhecimento acerca dos ambientes marinhos e costeiros e tem como foco a conservação destes frágeis e importantes ambientes – tanto na perspectiva ecológica, quanto econômica.

O evento oferece diversas formas expositivas de suas temáticas: palestras, minicursos, mesas redondas e espaço para discussão dos temas. Ainda, conta com a apresentação de painéis e apresentações orais para os congressistas que tenham interesse em submeter resumos de suas pesquisas, possibilitando a interação com outros alunos e profissionais, refinando, assim, seus métodos e discussões.

Além disso, realiza-se também um concurso de fotografia relacionada aos ambientes marinhos e costeiros, incentivando que atividades culturais e artísticas interajam com a conservação e contemplação de sistemas naturais.

O VIII SABMAR se aproxima com uma programação imperdível.

Você não pode ficar fora dessa! Todos a bordo!


Data do Evento

9 a 14 de novembro de 2024


Local

Osório - Rio Grande do Sul

Auditório do IFRS - Campus Osório

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Concurso de Fotografia


O Concurso de Fotografia do {nome_evento} é aberto para todos os participantes inscritos no evento e tem a finalidade de valorizar a fotografia da natureza do território brasileiro, divulgando nossas paisagens, fauna e flora.
O concurso de fotografia trata do tema “Ecossistemas marinhos e costeiros do Brasil”.
Poderão participar do concurso os autores das fotografias que estejam regularmente inscritos no VIII SABMar– 2024.
Serão aceitas fotografias inéditas, que não tenham sido premiadas em outros concursos.
As fotografias apresentadas têm de ser de própria autoria e não constituir plágio de espécie alguma.
Os autores das fotografias inscritas assumem total responsabilidade em relação ao direito autoral e de imagem das fotografias.

  1. Inscrições e Regulamento
  2. Não haverá taxa de inscrição adicional para participar do concurso de fotografia.
  3. O concurso é dividido em duas categorias: fotografias feitas a partir de máquinas fotográficas (analógicas ou digitais) e fotografias feitas a partir de aparelhos celulares.
  4. Cada participante do {nome_evento} poderá submeter apenas uma foto em cada categoria.
  5. As fotografias devem ser enviadas para o email contato.sabmar@gmail.com até o dia 07/11/2024.
  6. Os arquivos de fotografia deverão ser anexados ao e-mail, em formato JPG com tamanho mínimo de 2MB, e tamanho máximo de 5MB. O nome do arquivo deve seguir o modelo abaixo:
    FOTO - NomeSobrenome - CATEGORIA - VIIISABMar
  7. Cabe aos concorrentes do concurso imprimir as fotografias em papel fotográfico, nas dimensões 20 x 25 cm, e fixá-las centralizadas em uma folha de papel preto tamanho A4.
  8. As fotografias deverão ser entregues em um envelope identificado com o nome completo do participante, e deverão ser entregues no ato de cadastramento do evento, para a comissão organizadora do {nome_evento}.

O autor é responsável pela impressão da foto e da fixação na folha de fundo. Caso não traga a versão impressa da fotografia inscrita, estará automaticamente desclassificado do concurso.


Especificações de processamento das fotografias

As fotografias não podem sofrer manipulações como: retirada ou adição de parte do assunto principal, relocação de assuntos e conteúdo, alteração significativa de cor ou distorção das proporções.

Os tratamentos ou edições devem ser feitos com moderação, sem alterar as características originais da fotografia e sem extração dos metadados que compõem a fotografia digital.

Categoria Máquinas Fotográficas

Serão consideradas válidas fotografias feitas através de máquinas fotográficas convencionais, digitais ou analógicas de qualquer modelo.

Categoria Celular

Serão consideradas válidas fotografias feitas através de aparelhos celulares, de qualquer modelo.

  1. Julgamento e Premiação
  2. As fotografias inscritas na categoria “Máquinas Fotográficas”, serão analisadas por um júri técnico que creditará pontos para as fotografia. Essas irão concorrer ao prêmio do júri técnico e voto popular.
  3. O júri irá avaliar, independentemente, cada fotografia nos quesitos: beleza, técnica, originalidade, e dificuldade de obter o registro. Para cada quesito será dada uma pontuação de 1 a 5. A pontuação final será dada pela soma dos quesitos de todos os avaliadores. O desempate (se necessário) será feito através de reunião com o júri.
  4. O voto popular será feito em urna disponível próximo às fotografias expostas durante o evento. Terão direito a um (1) voto, os simposistas regularmente inscritos no evento.
  5. As fotografias concorrendo na categoria “Celular” concorrerão ao prêmio somente na forma de voto popular.

II Prêmio Rodrigo Baleia

A premiação do concurso, este ano em sua terceira edição, foi nomeada especialmente em homenagem ao fotógrafo e ambientalista Rodrigo Baleia. Baleia ficou conhecido por seu trabalho ambiental junto a grandes revistas, e trabalhou junto de pesquisadores desde a fundação do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS). 

Serão premiados os dois primeiros colocados na decisão do júri técnico para a categoria “Máquinas Fotográficas” e os dois primeiros colocados no voto popular.

1º lugar júri técnico, categoria máquina fotográfica: Certificado de premiação, e brindes a serem definidos

2º lugar júri técnico, categoria máquina fotográfica: Certificado de participação e brindes a serem definidos


1º lugar júri popular, categoria máquina fotográfica: Certificado de premiação, e brindes a serem definidos

2º lugar júri popular, categoria máquina fotográfica: Certificado de participação e brindes a serem definidos


1º lugar júri popular, categoria celular: Certificado de premiação, e brindes a serem definidos

2º lugar júri popular, categoria celular: Certificado de participação e brindes a serem definidos


Autorização de uso e direito de imagem para o SABMar

Os participantes deste concurso autorizam, sem qualquer ônus e por prazo indeterminado, a organização do SABMar a expor e utilizar as fotografias enviadas para o concurso em materiais de divulgação do evento. Nenhuma fotografia fará parte de qualquer banco de imagens para comercialização. 

Ao término do evento, todas as cópias físicas poderão ser retiradas pelos autores com a comissão organizadora do {nome_evento}.

6Onde ficar

Pousada Lauro e Emílio


Uma bela pousada no Morro da Borussia em Osório. Cercado pela Mata Atlântica, o espaço da pousada serve para curtir, descansar, home office, praticar birdwatching e fazer trilhas, encontros e reuniões. A pousada conta com diversas opções de acomodações, bastante flexíveis, e com café da manhã

Venha conhecer esse lindo lugar, pertinho do mirante do Morro da Borússia!

https://pousadalauraeemilio.eco.br/
https://www.instagram.com/pousadalauraeemilio/